Química
PARTE A: Estudo dos fatores que afetam a velocidade de reação
1- Efeito do tipo de reagente: separação de 3 tubos de ensaio, e em cada tubo foi adicionado 2,0 ml de HCL 2molˉ¹, em seguida acrescentar amostras de tamanhos semelhantes de Mg, Zn e Al.
- Tubo de ensaio 1: adicionado 2,0 ml de HCL 2molˉ¹ + amostra de Mg – apresentou borbulhamento imediato com liberação de calor.
2HCL + Mg → MgCl + H2
- Tubo de ensaio 2: adicionado 2,0 ml de HCL 2molˉ¹ + amostra de Zn – apresentou um médio borbulhamento com liberação de calor.
2HCL +Zn → ZnCl + H2
- Tubo de ensaio 3: adicionado 2,0 ml de HCL 2molˉ¹ + amostra de Al – a reação não acontece imediatamente devido a uma camada oxida que o protege do HCL, quando essa camada é rompida a reação de fato ocorre e libera calor.
2HCL + Al → AlCl + H2 (2/3Al+2HCl->2/3AlCl3+H2_
2- Efeito da concentração de reagente: separação de 2 tubos de ensaio, onde em um tubo colocar 2 ml de HCL 2 mol Lˉ¹ e no outro tubo colocar 2,0 ml de HCL 4 mol Lˉ¹. Em seguida é adicionado em cada um deles uma amostra de mesmo tamanho de Mg.
- tubo de ensaio 1: 2 ml de HCL 2 mol Lˉ¹ + amostra de Mg – velocidade de reação mais lenta
- tubo de ensaio 2: 2,0 ml de HCL 4 mol Lˉ¹. + amostra de Mg - velocidade de reação bem mais rápida.
3- Efeito de temperatura: Em 2 tubos de ensaio foi adicionado 2,0 ml de HCL 3 mol Lˉ¹, em seguida um dos tubos foi colocado em banho de gelo e o outro manteve-se em temperatura ambiente. Após 5 minutos foi adicionada a cada um uma amostra de tamanho semelhante de Zn.
- tubo de ensaio 1: 2,0 ml de HCL 3 mol Lˉ¹ em temperatura ambiente + amostra de Zn – velocidade de reação foi mais rápida.
- tubo de ensaio 2: 2,0 ml de HCL 3 mol Lˉ¹ após 5 minutos em banho de gelo + amostra de Zn – velocidade de reação foi mais lenta, devagar.
PARTE B: Preparo de soluções-padrão de FeSCN²+
Solução-padrão A
Dados: foi usado um balão volumétrico de 100 ml, onde foram adicionados 20 ml de solução de