Química
Grupo: -
Nomes (matrículas): Fábio da Rocha Teixeira – 2014200112
No filme "A Guerra do Fogo", viram-se tribos primitivas que recolhiam brasas de incêndios (e as mantinham acesas) e outra que sabia como produzir fogo atritando gravetos.
Comente as diferenças entre os dois casos, explicando quando estas atividades ficam mais próximas da definição legal de atividade do profissional de química.
O grupo primitivo, que recolhiam brasas ou roubavam de outros grupos, não se aproximam muito dos químicos. Já os que sabiam produzir o fogo sim, porque as raízes da química podem ser atribuídas ao fenômeno da queima, o fogo era algo “místico” que transformava uma substância em outra. E o químico faz exatamente isso, processos químicos de transformação de uma substância em outra, em outras palavras, ele faz a síntese de substâncias e materiais.
Explique qual a importância do domínio do fogo para a sobrevivência do homem pré-histórico?
O fogo era o que aquecia os homens pré-históricos, era com ele também que eles faziam a carne para se alimentarem, ele ajudava, facilitava, a produção de instrumentos, de armas.
Quais as consequências de apenas dispor do fogo encontrado e mantido, sem saber como criá-lo?
Na hora que o fogo cessasse o grupo teria que ir atrás de mais, tendo ou que roubar de um outro grupo tendo confronto e mortes, ou tendo a sorte de achar algum incêndio.
Em quê a situação muda quando o grupo atrasado aprende a produzir o fogo?
Eles podem obter fogo na hora que quiserem, têm facilidades em se alimentar e em se aquecer, a “qualidade de vida” deles eleva bastante, pois nessa época o fogo era o elemento fundamental.
Refletindo sobre os episódios do filme, o quê se pode dizer sobre:
a) a diferença entre o conhecimento teórico de um processo e saber executar (know-how) esse processo? São completamente diferentes, apenas conhecer a teoria não quer dizer que você vá saber aplicar e executar o processo.