Química
3.1 Álcool na gasolina : O álcool é uma substância pura (etanol), embora seja encontrado nos postos como sendo uma mistura de 95% de etanol e 5% de água, em volume. É um combustível que não deixa borras, sendo bem mais "limpo" que a gasolina, ao contrário do que se pensava nos primeiros anos do Proálcool.
3.2 Gasolina : A gasolina não é uma substância pura, ela é uma mistura de centenas de hidrocarbonetos que têm entre 3 a 12 carbonos, proveniente de uma faixa da destilação do petróleo. Há componentes mais leves e mais pesados na gasolina. Conforme o tempo passa, os mais leves se evaporam, deixando apenas os mais pesados.
Questionário :
1- Que tipo de mistura temos ? Anote suas observações. Qual é a fase superior e inferior?
R: Heterogênea e bifásica. Observamos que ao acrescentar Gasolina na proveta, aumentou 12 ml na fase inferior. A fase inferior é a água, álcool, e as demais substâncias contida na gasolina. A fase superior é a Gasolina.
2- Porque a fase aquosa aumenta o volume?
R: Porque as substâncias contida são mísciveis, ou seja se misturam.
3- Determine e anote o novo volume da fase da gasolina e da fase água.
R: A fase da gasolina ficou com o volume de 8ml, e a água com 32ml.
4- Calcule a porcentagem de teor de álcool na gasolina.
R: A porcentagem de teor de álcool na gasolina é de 60 %.
5- Qual é a porcentagem de etanol ( álcool) na gasolina tolerado/estabelecido por lei? O valor estebelecido por grupo está dentro das especificações?
R: A porcentagem de álcool na gasolina por Lei, é de 19 a 26%. o valor da porcentagem establecido por grupo foi de 60%, está acima do valor estabelecido por lei.
6- Qual é a composição química da gasolina?
R: A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos são, em geral, mais "leves" do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia