Química
As bases originam-se da Teoria de arrhenius.
Uma base (também chamada de álcali) é qualquer substância que libera única e exclusivamente o ânion OH– (íons hidroxila ou oxidrila) em solução aquosa. Soluções com estas propriedades dizem-se básicas ou alcalinas. As bases possuem baixas concentrações de ions H+ sendo considerado base as soluções que têm pH acima de 7. Possuem sabor adstringente (ou popularmente, cica) e são empregadas como produtos de limpeza, medicamentos (antiácidos) entre outros.
Sendo assim, bases são substâncias compostas pela combinação de um cátion (geralmente de um metal) com o ânion OH-.
Classificação das Bases:
Variam de acordo com o número de hidroxilas OH-
Monobases: Apresentam apenas uma hidroxila como ânion. EX: NaOH
Dibases: Apresentam duas hidroxilas como ânion EX: Ca (OH)2
Tribases: Apresentam três hidroxilas como ânion. Ex: Al (OH) 3
Tritrabases: Ex: Sn(OH)4
Principais Bases e suas aplicações:
-Hidróxido de Sódio (NaOH): Também conhecido como soda cáustica, o Hidróxido de Sódio é a base mais importante para as indústrias e para os laboratórios. Suas classificações químicas, são: muito solúvel, monobase e forte.
-Hidróxido de Cálcio – Ca(OH)2: Também chamado de cal apagada ou cal extinta pelo fato de ser obtido pela reação do CaO, como óxido de cálcio e cal viva ou cal virgem com a água. Suas classificações químicas, são: pouco solúvel, dibase e forte.
-Hidróxido de Magnésio – Mg(OH)2: Sua suspensão é denominada de leite de magnésia.É utilizado na refinação do açúcar e na fabricação de papel, e também na indústria farmacêutica. Suas classificações químicas, são: insolúvel, dibase e fraca.
EXERCÍCIOS:
1) NH3 é uma base:
a) de Arrhenius
b) de Brönsted
c) de Lewis
d) nas três teorias
e) NH3 não é uma base
R: C
2) Faça a classificação das bases de acordo com o numero de hidroxilas:
a)