Química
Alcalinidade de uma amostra de água pode ser definida como sua capacidade de reagir quantitavamente com um ácido forte até um valor definido de pH. (KATO e PIVELI, 2006).
A alcalinidade é normalmente encontrada nas águas sob a forma de carbono ou bicarbonato. O seu significado sanitário está vinculado à alcalinidade cáustica, causada por íons hidróxido, ou seja, é indesejável e é raramente encontrada em águas naturais. (MACÊDO, 2001) A alcalinidade das águas não representa risco potencial à saúde pública. Provoca alteração no paladar e rejeição da água em concentrações inferiores àquelas que eventualmente pudessem trazer prejuízos mais sérios. A alcalinidade não se constitui em padrão de potabilidade, ficando este efeito limitado pelo valor de pH. (MORAES, 2013)
A determinação de alcalinidade e verificação da sua forma se fazem com ácido sulfúrico, usando-se dois indicadores. Fenolftaleína e metil-orange, cujos pontos de viragem correspondem aos pHs 8,3 e 4,9 respectivamente. (AZEVEDO NETTO, 1987)
A alcalinidade das águas associa-se à dureza sendo responsável pela precipitação de carbonatos, principalmente em sistemas de águas quentes, provocando a formação de incrustações. (MORAES, 2013)
1.5 Determinação da Dureza
A dureza da água é a propriedade decorrente da presença decorrente de metais alcalino-terrosos. Dureza é a denominação genérica dada à soma das concentrações dos íons polivalentes presentes na água. (MORAIS, 2013)
A dureza indica a concentração de cátions multivalentes em solução de água, principalmente em cálcio (Ca+2) e magnésio (Mg+2), e, em menor monta, alumínio (Al+3), ferro (Fe+2), manganês (Mn+2) e estrôncio (Sr+2). (LIBANIO, 2008)
A principal fonte de dureza nas águas é a sua passagem pelo solo (dissolução da rocha calcária pelo gás carbônico da água), conforme as reações:
H2CO3+CaCO -> Ca (HCO3)2
H2CO3+MgCO3->Mg (Mg (HCO3)2
Desta forma, é muito mais frequente encontrar-se águas subterrâneas com