química
Professora Magda Lúcia Pereira de Souza
Aula Prática —
EQUIPAMENTOS BÁSICOS DE LABORATÓRIO
OBJETIVOS
•
•
Associar o nome de cada material/ equipamento com seu uso específico;
Desenvolver no aluno habilidades para o manuseio e a conservação de equipamentos de uso rotineiros, em laboratório.
INTRODUÇÃO:
Boa parte do material de um laboratório de Química é de vidro em função da transparência e demais propriedades desse material, que variam conforme o tipo de vidro do qual é feito:
•
•
•
Vidro comum – não podem ser aquecidos, pois não resistem a variações bruscas de temperatura. Possuem baixa resistência química e mecânica. São os que apresentam o menor custo. Vidro Pirex – é resistente ao choque térmico (tem baixo coeficiente de dilatação). Possui boa resistência química, suportando ácidos fortes, cloro, bromo e solventes orgânicos como benzeno e fenol. É atacado pelos ácidos fluorídrico e fosfórico concentrado e a quente e por soluções de bases fortes como soda cáustica e potassa cáustica. São os mais utilizados em laboratório, apesar do custo elevado.
Vidro de quartzo fundido – muito resistente a variações bruscas de temperatura. Dificilmente fusível. Não apresenta desgaste químico. Somente é atacado por ácidos fluorídrico e fosfórico concentrado e a quente e por bases fortes em fusão. São translúcidos ou transparentes e os que apresentam maior custo.
A execução de qualquer experimento realizado em um laboratório de Química envolve geralmente a utilização de uma variedade de equipamentos, a maioria muito simples, porém com finalidades específicas. Dentre os quais podem ser citados a pesagem de amostras sólidas e a dissolução destas, na preparação de soluções, a medição de volumes de líquidos, tais como ácidos e mesmo água na diluição e preparação de uma solução etc. O emprego de um dado equipamento ou material depende dos objetivos e das condições em que a experiência será executada.