Química
RE-ADAPTAR
CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ
2009
2
PROJETO DE INTERVENÇÃO
I NSTITUTO
DE
P REVIDÊNCIA
C AMPOS
DOS
DOS
S ERVIDORES
DO
G OYTACAZES -RJ
PREVICAMPOS
RESPONSÁVEIS
Jackeline Mabília Barcelos – Assistente Social
Romanita Silva Manhães – Pedagoga
Fábio Paravidino da Silva – Diretor de Benefícios
2009
M UNICÍPIO
DE
3
I - BREVE APRESENTAÇÃO
O presente projeto surgiu das observações pertinentes ao cotidiano profissional que apresenta dentre outras demandas, o alto índice de licenças médicas no Setor de Perícia Médica do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Campos dos Goytacazes – PREVICAMPOS, oriundos da Secretaria Municipal de
Educação e que vieram a culminar em processo administrativo de Readaptação
Funcional de alguns servidores, direcionados principalmente para a categoria de professores da rede municipal de ensino.
Readaptação Funcional:
Estatuto dos Funcionários Públicos Municipal
“Artigo 25 – Readaptação é a investidura do funcionário em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica”.
Surge a necessidade de estabelecer estratégias de intervenção para que possamos viabilizar enfrentamento de tal demanda.
Com base nos relatórios anuais de Serviço Social do PREVICAMPOS, podemos afirmar que os diagnósticos que mais acometem os professores na área psiconeurológica são: Depressão; Síndrome do Pânico; Fibromialgia; etc.
Já na área físico-motora são: Tendinite; Cervicobraquialgia; Bursite; Disfonia;
Nódulos e Fendas nas cordas vocais; entre outras.
Em decorrência da alta demanda de readaptados com os diagnósticos acima mencionados, leva-nos a entender que a viabilização para adaptação de salas de aula com microfone e mini-caixas de som, quadro branco com caneta tinteiro em detrimento do quadro negro e giz, o que poderiam reverter as