Química
CURSO TÉCNICO EM SUPORTE E MANUTENÇÃO EM INFORMÁTICA
EDUARDO LUIS PRAMIO
MATHEUS JOSÉ GARGHETTI GONÇALVES
WELLINGTON NESPOLO
ELETROQUÍMICA
CONCÓRDIA 2013
EDUARDO LUÍS PRAMIO
MATHEUS JOSÉ GARGHETTI GONÇALVES
WELLINGTON NESPOLO
ELETROQUÍMICA
Projeto para a obtenção de nota na disciplina de química do Curso de Técnico em suporte e Manutenção em Informática da Escola de Educação Básica Professor Olavo Cecco Rigon. Sob a orientação da professora Veridiana.
CONCÓRDIA
2013
1. INTRODUÇÃO
A eletroquímica ocupa-se da análise da inter-relação de fenômenos químicos e de fenômenos elétricos. Tal inter-relação é constatada, de um lado, pela condutividade elétrica apresentada por certos líquidos e soluções, isto é, pela passagem de corrente elétrica através do meio produzindo reações químicas, e, por outro, pela produção de corrente elétrica a partir de reações químicas.
No primeiro caso, temos o fenômeno conhecido da eletrólise, pelo qual a passagem de uma corrente elétrica através de uma solução provoca a decomposição de substâncias.
A compreensão desses fenômenos passa pelo estudo das assim chamadas reações de oxidação-redução que são de fundamental importância. Elas estão envolvidas, por exemplo, nos processos de ferrugem/corrosão de metais, nos da revelação de fotografia, nos de armazenamento de energia em pilhas e baterias elétricas e nos principais processos vitais de armazenamento e utilização de energia.
A molécula mais importante para a captura, armazenamento e para a transferência de energia livre nos sistemas biológicos é a do ATP, que, hidrolisado, produz o ADP e o fósforo orgânico (Pi). Nas moléculas do ATP, o potencial energético está localizado nas ligações