Química
INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS APLICADAS
ISCA FACULDADES
Bacharel em Química
Bioquímica
[pic]
Aula Prática de Bioquímica
7º Semestre
2011
1. Introdução
1.1 Resina de Uréia-formol
O polímero uréia formaldeído, classificado como polímero de condensação, é um polímero tridimensional obtido a partir de uréia e do formaldeído. Quando puro é transparente, por isso foi usado como o primeiro tipo de vidro plástico, no entanto, ele acaba se tornando racha e fica opaco com o tempo. Este defeito pode ser evitado pela adição de celulose, mas ele perde sua transparência, sendo então utilizado na fabricação de objeto translúcida. Este polímero é também usado em vernizes e resinas, na impregnação de papeis e outros.
Aplicação: Adesivos para madeira, revestimento de assoalhos, acabamento de tecido, peças moldada de cores claras, etc.
1.2 Amido Termoplástico
O amido termoplástico é produzido a partir do amido. O amido, reserva de alimentos de plantas como o milho, arroz, mandioca, entre outras, é encontrado abundantemente na natureza graças ao cultivo extensivo e intensivo de cereais, é renovável, possui custo relativamente baixo, é um importante segmento da economia e pode ser convertido química, física e biologicamente em compostos úteis à indústria. O amido, sob pressão e temperatura, e na presença de um agente plastificante, pode ser gelatinizado, e sob efeito de cisalhamento se transformar em um fundido. Este material é denominado amido termoplástico.
Aplicação: Polímero de fonte renovável utilizado como alternativa para os polímeros sintéticos obtidos a partir de matérias prima oriunda do petróleo.
2. Objetivo
Obtenção da resina de Uréia-Formol através da reação de policondensação e preparação do Amido Termoplástico. 3. Materiais e Reagentes
|Materiais