Química
Este experimento visa mostrar as técnicas de separação de misturas de quatro substâncias, tais como: areia lavada, cloreto de sódio, dicromato de potássio e limalha de ferro. Nele também é possível identificar os componentes obtidos em cada processo e analisarmos se houve perca de massa dos mesmos. Para a escolha dos melhores métodos para a separação da mistura, tivemos que ter um conhecimento prévio de algumas das propriedades das substâncias presentes. Em nosso trabalho fomos limitados por não utilizarmos os equipamentos necessários, devido à falta de tempo. Neste caso não sendo utilizada a estufa para secagem da areia e limalha de ferro, para a devida separação magnética dos componentes. E mesmo com essa limitação conseguimos executar nosso trabalho com bom entendimento das técnicas aqui tratadas.
OBJETIVO
Nosso objetivo neste experimento é testar a eficácia de três métodos para separação de uma mistura heterogênea (polifásica). Além de, verificar a solubilidade da mistura, identificar as fases das substâncias (e possíveis mudanças e percas), durante o processo.
INTRODUÇÃO
Todas as substâncias encontradas na natureza (ou produzidas pelo homem) são misturadas com outras, mesmo que em pequenas proporções. Para encontrarmos substâncias com um maior grau de pureza é necessário ter meios tecnológicos. Estes meios dependem do tipo de mistura, pois assim, é possível escolher métodos mais adequados para a separação.
Qualquer processo utilizado na separação da mistura não altera a química das substancias. Muitas vezes, dependendo da complexidade da mistura, é necessário usar vários processos diferentes, numa sequência que se baseia nas propriedades das substâncias presentes na mistura.Para misturas homogêneas o método mais apropriado é a destilação fracionada que consiste no aquecimento da mistura até que atinja os diferentes pontos de ebulição.
Para misturas heterogêneas (polifásicas) existem vários procedimentos, neste experimento