Química
1. Lâmpadas de vapor de sódio, usadas na iluminação pública, emitem luz amarela de 589 nm. a) Qual a energia emitida por um átomo de sódio excitado, ao gerar um fóton? b) 1,00 g de átomos de sódio emitindo luz neste comprimento de onda?
2. A radiação g emitida pelo núcleo de um átomo de ferro 57 tem comprimento de onda de 86 pm. Calcule a energia de um fóton dessa radiação.
3. A energia necessária para a dissociação da molécula de oxigênio em átomos de oxigênio equivale a 493.6 kJ mol-1. Qual seria o comprimento de onda, em nanômetros, dos fótons que transportam uma quantidade de energia equivalente? Compare com os comprimentos de onda da luz visível.
4. O espectro do Mg apresenta uma linha em 266,8 nm. Quais das seguintes sentenças são corretas sobre esta radiação? Justifique.
a) Possui uma freqüência maior que a radiação com comprimento de onda 402 nm.
b) É visível a olho nu.
c) Tem maior velocidade no vácuo que a luz vermelha de l = 652 nm.
d) Seu comprimento de onda é maior que o comprimento de onda do raio-X.
5. A luz de um LED (Diodo Emissor de Luz) pode ser vista em muitos equipamentos eletrônicos. Um LED típico produz luz no comprimento de onda de 690 nm. Calcule a freqüência da luz emitida por este LED.
6. Sabendo que o comprimento de onda crítico para que ocorra o efeito fotoelétrico no césio corresponde a 6600 Å, calcule a energia cinética de um elétron removido da superfície do césio metálico por uma radiação de 4000 Å.
7. Explique a origem das linhas no espectro do átomo de hidrogênio.
8. Quais são os 3 números quânticos que descrevem um orbital e quais as propriedades associadas a cada um destes números? Descreva as “regras” que governam os valores possíveis para cada um.
9. Um orbital pode apresentar os números quânticos n = 2; l = 2 e ml = 2? Por quê?
10. Que tipo de orbital (exemplo: 3s, 4p, ...) é designado pelos números quânticos: a) n = 5, l = 1,