Química relatório de pesquisa de um artigo ciêntífico
RELATÓRIO DE PESQUISA 1
IMPLEMENTANDO A GESTÃO DE SEGURANÇA CONTRA EXPLOSÕES NO SETOR DE PETROLEO E GÁS
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
QUÍMICA GERAL
Professora: Flávia Araújo
Aluno: Gemenson Pereira de Melo
Recife, 21 de Fevereiro de 2013.
FACULDADE ESTACIO DE SÁ DO RECIFE
RESUMO
Ao longo de vários anos foram realizados estudos de diversos acidentes com explosões envolvendo a indústria de petróleo e gás, e ficou claro que se faz necessário à implantação de um sistema de gestão para eliminar ao máximo os riscos de explosões através de uma série de medidas para trazer segurança na operação das empresas, dos trabalhadores, do meio ambiente e das vizinhanças ao redor.
OBJETIVO
A implantação do sistema de Gestão de Segurança contra Explosões – GSCE. É fundamental para a sobrevivência das próprias empresas que processam inflamáveis, pois os acidentes trazem prejuízos bilionários, pois devemos considerar que não existe só a perda material de equipamentos, mas as indenizações as vítimas, multas pagas para as entidades governamentais, redução drásticas dos lucros e a recuperação do meio ambiente.
Para que esse conjunto de ações obtenha sucesso é necessário o envolvimento de todos dentro da organização, porque foram analisados diversos acidentes e antes que haja um evento de grande proporção, são detectados pequenos acidentes anteriores que nunca são considerados. Os benefícios desse sistema são enormes para todos, pois a segurança vai impactar no bem-estar dos empregados, o investimento que a empresa faz implantando o GSCE tem um retorno de mais de 400%, além do que as empresas que operam, são grandes responsáveis pela economia da região onde elas operam.
RESULTADO
A prevenção de explosões no setor de petróleo e gás depende de investimentos na implantação, manutenção e treinamentos dos profissionais envolvidos em todo o processo. A GSCE é bastante incorporada a NR-10 que trata das Instalações e Serviços em