Química: Polímeros
Todos nós sabemos da importância dos plásticos na sociedade moderna, nem é possível imaginar como seriam as nossas vidas sem esse material. Nesta parte dos nossos estudos estaremos verificando que em Química eles são conhecidos como polímeros.
Desenvolvimento
Os polímeros (do grego, poli= muitas e meros= partes) são macromoléculas (moléculas grandes), resultam da combinação de moléculas pequenas, geralmente seguem um padrão de combinação e podem conter até centenas ou milhares de átomos.
As moléculas pequenas que formam os polímeros são chamadas monômeros. Assim, podem ser classificados de acordo com esse número de repetições:
a) Dímero – quando há dois monômeros em cadeia (1 repetição). b) Trímero – quando há três monômeros em cadeia (2 repetições). c) Polímero – quando há n repetições de monômeros na cadeia. A reação que transforma monômeros em polímeros é chamada dereação de polimerização. A formação do poli(etileno) ocorre a partir da quebra de uma ligação covalente entre os átomos de carbono do etileno e a formação de outra ligação covalente com moléculas vizinhas do etileno, conforme a representação acima, muitas vezes usa-se a abreviação desta reação: Polimerização
Os polímeros são formados através de sucessivas reações entre os monômeros correspondentes (não necessariamente da mesma espécie química – copolímeros), ou através da policondensação (reação entre dois monômeros diferentes cujos produtos são o polímero desejado e outro composto – água ou amônia, em geral).
Um exemplo de reação de condensação é a da formação da baquelite: Durante a síntese da baquelita, moléculas de água (indesejáveis ao processo) também são produzidas.
Para a produção de polímeros de vinilas (como o PVC), o método de polimerização mais utilizado é através de emulsificação em água: em um tanque com água (até mesmo na temperatura ambiente) são adicionados os monômeros do polímero a ser formado, e um surfactante (sabão ou