quimica dos polimeros
Introdução ………………………………………………………………………………..2
Historial ………………………………………………………………………………….3
Tipos de polímeros ……………………………………………………………………... 4
Polímeros plásticos ………………………………………………………………………4
Fabricação de plástico …………………………………………………………………...5
Tipos de polímeros plásticos……………………………………………………………. 6
Aditivos ………………………………………………………………………………….8
Usos ……………………………………………………………………………………..10
Vantagens e desvantagens do uso de materiais plásticos ……………………………….11
Reciclagem……………………………………………………………………………… 11
Conclusão ………………………………………………………………………………..12
Bibliografia ……………………………………………………………………………....13
Introdução
O presente trabalho fala sobre os polímeros industriais mais propriamente os plásticos, desde a sua estrutura, nomenclatura uso, características e propriedades bem como a sua reciclagem.
A origem da palavra plástico vem do grego plastikós, que significa adequado à moldagem.
Plásticos são materiais formados pela união de grandes cadeias moleculares chamadas polímeros que, por sua vez, são formadas por moléculas menores denominadas monômeros.
Polímeros são substancias caracterizadas por uma repeticao múltipla de uma ou mais espécies de átomos ou grupos de átomos unidos uns aos outros de maneira que mudanças na massa molar por acréscimo ou remocao de unidades manometricas não altera as propriedades gerais.
Os polímeros podem ser naturais ou sintéticos. Os naturais, tais como algodão, madeira, cabelos, chifre de boi, látex, entre outros, são comuns em plantas e animais. Os sintéticos, tais como os plásticos, são obtidos pelo homem através de reações químicas .O tamanho e estrutura da molécula do polímero determinam as propriedades do material plástico.
Historial
A fabricação dos plásticos sintéticos teve início com a produção da baquelita, no início do século XX, e registrou um desenvolvimento acelerado a partir da década de 1920. O progresso da indústria acompanhou a evolução da química orgânica