Química orgânica
BACHARELADO EM CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
AURINO JOSÉ DE QUEIROZ NETO - 201411646
BEATRIZ GONÇALVES PEREIRA - 201410493
CECÍLIA SILVA COSTA - 201410461 CET066 – P02
REAÇÕES INORGÂNICAS
CRUZ DAS ALMAS
OUTUBRO/2014
1. INTRODUÇÃO
O sólido é definido por ter volume e forma fixa, enquanto o líquido tem volume fixo e forma não fixa. Uma outra forma de classificar o sólido, mais elaborada, é a definição que fala que os sólidos tem suas partículas constituintes dispostas num arranjo interno regularmente ordenado. Uma exceção à definição mais elaborada é o sólido dito amorfo, ele possui volume e forma fixa, porém apresenta pouca regularidade na sua estrutura interna. Sólidos amorfos podem ser considerados como líquidos que foram altamente resfriados, como exemplo o vidro.
Os sólidos apresentam coeficiente de expansão térmica baixo comparado ao dos gases, e variações de pressão afetam pouco no volume do sólido. Apresentam também velocidades de fluxo e de difusão muito baixas em comparação a gases e líquidos. Esta baixa "mobilidade" se dá devido à alta proximidade de suas partículas no arranjo cristalino.
Os sólidos podem ser iônicos (ex: sal de cozinha, formado por ligações iônicas), moleculares (ex: açúcar, união de moléculas), covalentes (ex: diamante, ligações covalentes) ou metálicos que por sua vez são ótimos condutores de eletricidade.
O estado líquido está entre o gasoso e o sólido, assim substâncias líquidas podem ser formadas através da fusão de um sólido ou condensação de um gás. Em ambos os processo, a energia é absorvida ou liberada para que as moléculas tenham distâncias comuns aos líquidos. Líquidos possuem uma propriedade notável, a viscosidade. Como já mencionado tem volume definido pelo recipiente que o contém, ou seja, é fluido. A mobilidade das moléculas em líquido é maior que a do sólido, pois estão mais distante uma das outras, porém menor que a dos gases, pois existem forças