Química Orgânica
Introdução
Através da análise do comportamento de substâncias quanto à polaridade em solventes aquosos, é possível avaliar algumas características quanto ao grupo funcional, pois como foi visto muitos compostos são apolares, mas podem apresentar comportamento polar em outros solventes aquosos e indicar a presença de grupos funcionais. Experimento
O experimento foi partido de um fluxograma de solubilidade e um roteiro. Foi feito o uso de 3 amostras, duas delas sólidas e uma líquida.
Primeira Amostra – Amostra Nº 1, sólida, cor: branca
1º Teste: Em um tubo de ensaio, foi colocado uma pequena quantidade de amostra 1 em água. Essa pequena amostra, mostrou-se insoluvel e após certo tempo a substância precipitou.
2º Teste: Por ser insolúvel, foi novamente pego uma quantidade de amostra 1 e agora misturada com NaOH 5%, esta por sua vez também mostrou-se insolúvel e a substância pareceu mais concentrada ( viscosa), quando comparado ao aspecto inicial, que era totalmente líquido.
3º Teste: No terceiro teste, a amostra foi misturada com HCl 5%, também mostrando-se insolúvel, continuando com o mesmo aspecto viscoso do 3º teste.
4º Teste: Neste, a amostra foi misturada com H2SO4 96%, tendo um caráter sóluvel, com formação de pequena camada oleosa e pequena variação de cor. Essa reação demorou para acontecer, pois inicialmente tínhamos uma parte da amostra que não se desfez tão rapidamente.
5º Teste: Quando misturado com H3PO4 85% a amostra ficou insolúvel, com o mesmo aspecto visco.
Resultado: N2 = Alcenos, alcinos, éteres, alguns compostos aromáticos ( com grupos ativantes) e cetonas ( além das citadas em N1)
Segunda Amostra – Amostra Nº 2, líquida, coloração marrom
1º Teste: Em água a amostra não apresentou solubilidade. Primeiramente a amostra ficou heterogênea, com gotículas, aspecto de água com óleo sobre agitação. Após algum tempo a mistura ficou em duas fases, sendo a