Química do Solo - Resumo
1-O Q É NIVEL CRITICO? Valor acima do qual se adubando a planta não responde a adubação. O nível crítico dos solos arenosos é maior que dos solos argilosos, pois os solos arenosos respondem melhor a adubação tem menos reserva e precisam ser mais adubados. 2- COMENTE A ORIGEM DE CARGA (+) E (-).
Cargas Negativas – tem predomínio regiões temperadas devido a presença de argila silicatadas muito ativas pode ocorrer por;
Dissociação do grupo OH; Ocorre com aumento do pH, o grupo OH nas terminações tetraedrais ou octaedrais ou em fases quebradas das unidades cristalográficas das argilas silicatadas podem se dissociar gerando uma carga negativa.
Substituição isomórfica; em argilas do tipo 2:1 alguns átomos de Si dos tetraedros podem ser substituídos por Al, bem como o Al dos octaedros podem ser substituídos por Mg ou outros cátions. A substituição do Si 4+ que se encontrava inicialmente neutralizando 4 cargas negativas, por Al3+ irá condicionar a sobra de uma carga negativa. De maneira semelhante uma carga negativa será gerada da substituição do Al3+ de um octaedro por átomos de Mg2+. O numero de cargas geradas por esse processo não é variável com alterações do pH do meio ou seja cargas permanentes e não dependentes de pH.
Materia orgânica; Na matéria orgânica decomposta, as cargas negativas originam-se da dissociação de grupos carboxílicos e fenólicos, principalmente.
Cargas positivas- surgem em solos mais intemperizados tem sua origem nos óxidos e hidróxidos (óxidos hidratados) de Fe e Al preferencialmente, tal situação se dá de maneira mais significativa em condições mais ácidas de solo. As cargas positivas do solo, responsável pela adsorção aniônica, são normalmente, dependente do pH do meio. Diminuindo o pH, aumentando as cargas positivas do solo e a adsorção iônica também aumenta.
Relação da origem das cargas com o pH; A presença do grupo OH nas bordas de um cristal de argila ou da matéria orgânica pode levar à dissociação de H+,