Química Analítica
Campus Universitário de Curitibanos
Curso de Ciências Rurais
Rod. Municipal Ulisses Gaboardi, km 3 - CEP 89.520-000
Curitibanos – Santa Catarina
CRC 7214 - Química Analítica
Profª Dilma Budziak
DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO ASCÓRBICO
João Paulo Ribeiro
Mariana G. Danielli dos Santos
Pricilla A. Mauricio Sozo
Rhayana M. Schlichting Bareta
Turma: 02553A
Curitibanos, dezembro de 2013.
1. RESULTADOS E DISCUSSÃO
1.1. Análise de amostra de comprimido
Primeiramente preparou-se solução pesando comprimido efervescente 2,0 g de ácido ascórbico e dissolveu-se o mesmo em 500 mL de água destilada isenta de O2. Este procedimento foi feito pelo técnico de laboratório antes da aula.
O processo de pré-titulação não foi realizado durante a prática, pois foi feito anteriormente pela primeira turma que realizou a aula, na qual foi pipetado 1 mL de solução e transferido para um erlenmeyer juntamente com 5 mL de solução de amido, onde foi titulada com uma solução padrão de I2 0,0233 mol/L até o aparecimento da coloração azul. A concentração obtida foi padronizada em 0,018 mol/L para todas as equipes.
O volume de I2 necessário para reagir completamente com o ácido ascórbico foi calculado e o resultado foi de 7,72 mL. Adicionando-se os 15 mL de excesso chegou-se ao volume de 22,72 mL e por falta de material no laboratório esse valor foi padronizado em 20 mL para todas as equipes. Para a titulação, uma alíquota de 10 mL da solução da amostra foi transferida á um erlenmeyer de 125 mL juntamente com 20 mL de I2 , foi titulado com solução padrão de Na2S2O3 até a coloração ficar levemente desbotada. Adicionou-se então os 5 mL de amido que deu à solução um tom fortemente azul. Continou-se a titulação até o desaparecimento dessa coloração azul. A tabela 1 mostra os valores obtidos pelas 5 equipes que realizaram a titulação em aula.
Tabela 1. Resultados da análise de ácido ascórbico na amostra de