Diodos
Dispositivo eletrônico fabricado a partir de materiais semicondutores como Silício e Germânio. O diodo é um dispositivo de grande importância dentro da eletrônica, e sua principal característica é a de conduzir a corrente elétrica em um só sentido.
Quando aplicamos uma tensão no diodo, dizemos que estamos polarizando o mesmo. Existem dois tipos de polarização:
- POLARIZAÇÃO DIRETA
- POLARIZAÇÃO REVERSA
1.1 POLARIZAÇÃO DIRETA
Um diodo está polarizado diretamente quando o terminal positivo da fonte está mais próximo do anodo e o terminal negativo mais próximo do catodo. Quando o diodo está polarizado diretamente ele se comporta como se fosse uma chave fechada(diodo ideal), permitindo a circulação da corrente, como mostra a figura a seguir.
Como o diodo se comporta como uma chave fechada, é necessária a presença de um resistor em série com ele para limitar a corrente, caso contrário à fonte entra em curto.
TENSÃO NO DIODO
Sendo o circuito série,
VT = VD + VR
Como o diodo se comporta como um curto,
VD = ∅V
Então,
VT = VR
Isto significa que toda a tensão da fonte aparece no resistor em série com o diodo.
1.2 POLARIZAÇÃO REVERSA (INVERSA)
Um diodo está polarizado reversamente quando o terminal positivo da fonte estiver mais perto do catodo e terminal negativo do anodo. Desta forma, o diodo se comporta como uma chave aberta bloqueando a passagem da corrente elétrica, como mostra a figura a seguir.
TENSÃO NO DIODO
Como o diodo se comporta como uma chave aberta, não tem corrente circulando no circuito. Sendo assim:
Se,
VR = R.I e, I = ∅A
Então,
VR = ∅v
Com isso,
VT = VR + VD
VT = ∅ + VD
VT = VD
Isto significa que toda a tensão da fonte aparece nos terminais do diodo. Não esqueça disso, pois esta idéia será vista bastante mais frente. A figura a seguir ilustra a idéia.
CURVA CARACTERÍSTICA DO DIODO
Na análise inicial nós consideramos o diodo polarizado diretamente como uma chave fechada(diodo ideal). Na