Química analítica
Analise qualitativa: revela a identidade química da amostra (o que). Quantitativa estabelece a quantidade, em termos numéricos, de uma ou mais espécies químicas (analitos) na amostra (quanto).
Etapas: I - Definição do problema analítico II - Escolha do método analítico adequado III - Obtenção de uma amostra representativa - Amostragem IV - Preparo da amostra V - Análise Química – Calibração e Medida VI – Avaliação - Tratamento & interpretação dos dados; Controle de Qualidade Analítica; Apresentação dos Resultados.
Escolha do método: 1) Faixa de concentração da espécie a ser analisada: O analito é um componente majoritário
(Métodos clássicos) ou um componente traço (Métodos mais sensíveis - instrumentais), quanto menor o nível de concentração analisada, mais critico será o risco de contaminação a partir de reagente e aparatos. 2) Nível de exatidão desejado (maior tempo requerido). 3) Componentes presentes na amostra – Interferentes: É necessário conhecer a composição química aproximada. Uma análise qualitativa pode ser realizada para uma triagem da amostra identificando componente que possam interferir no método a ser escolhido. 4) Propriedade física e química da amostra bruta: 1.Homogeneização; 2.Perdas por volatilidade; 3.Alteração da composição, durante armazenamento ou sob condições de análise; 4.Métodos para decomposição ou dissolução sem perda de analito.
5) Número de amostras & tempo de análise 6) Recurso, exatidão requerida e quantidade de amostra disponível.
Métodos instrumentais: Ideal para rotina, custo mais