sustentabilidade 6
1
introduçao Já há alguns anos iniciou-se uma tendência mundial dos investidores procurarem empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e rentáveis para aplicar seus recursos. Tais aplicações, denominadas “investimentos socialmente responsáveis” (“SRI”), consideram que empresas sustentáveis geram valor para o acionista no longo prazo, pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais. Essa demanda veio se fortalecendo ao longo do tempo e hoje é amplamente atendida por vários instrumentos financeiros no mercado internacional. DESENVOLVIMENTO. 1.1 O QUE É O ISE-BOVESPA?
A Bovespa é uma entidade sem fins lucrativos responsável pela intermediação e negociação de ações de empresas brasileiras. Subordinada ao Banco Central e à Comissão de Valores Mobiliários, a Bovespa tem como sócios as corretoras de valores, que são suas cotistas.
São cerca de 100 corretoras de valores que intermediam as operações do mercado. As corretoras podem ser regionais, nacionais ou internacionais. A diferença, além da área de atuação de cada uma, é o número de títulos patrimoniais da Bovespa que cada uma tem. A corretora internacional tem que ter 12 títulos, a nacional, 6; regional, três. Em 31 de dezembro de 2006, cada título da Bovespa estava valendo R$ 1,2 milhões. O Conselho de Administração, cujos membros são eleitos pelas corretoras, é quem escolhe as diretrizes da instituição.
As principais funções da Bovespa são:
Fazer o meio-de-campo entre as pessoas interessadas em aplicar suas economias em ações e as empresas que precisam de recursos para crescer.
Proporcionar as condições necessárias de rapidez, transparência e segurança para que as corretoras de valores possam intermediar as negociações para seus clientes.
Auxiliar na formação de preços, garantindo