QUMICA
Equipe: Higor, Leonardo e Vinícius
Data: 26/10/2013
Série: 8°01
INTRODUÇÃO
O Oriente Médio abrange terras em três continentes: Europa, África e Ásia. E inclui países como Turquia (Ásia e Europa); Egito (nordeste da África); Líbano, Síria, Israel (Oriente Próximo); Arábia Saudita (Península Arábica); Kuwait, Irã e Iraque (Golfo Pérsico). No decorrer do trabalho falaremos sobre o início, o desenvolvimento e as causas dos principais do conflito árabe-israelense, guerras no Líbano, invasão e ocupação do Iraque, guerra no Afeganistão, a luta por um Estado curdo e a expansão do fundamentalismo islâmico, a luta pela liberdade e o fim das falsas democracias (Egito e Líbia) e vamos citar também a participação da ONU em alguns conflitos ocorridos no Oriente Médio.
A Diáspora judaica
No início do século I, a Palestina estava sob o domínio do Império Romano, e os judeus que lá viviam, unidos pela crença na Torá, acreditavam que aquela região era a “terra prometida”. Com o objetivo de se livrar da dominação romana, os judeus promoveram duas grandes revoltas; uma no ano 70 e outra em 133, mas foram vencidos pelos romanos. Consequentemente, os judeus foram expulsos da Palestina e se dispersaram pelo mundo; essa dispersão dos judeus é chamada de Diáspora. No século VII, os árabes muçulmanos, unidos pelo Corão e libertados por seus califas, conquistaram muitas terras no Oriente Médio, inclusive a Palestina, habitada á época por uma pequena comunidade judaica. Lá, árabes e judeus conviveram pacificamente por séculos.
O sionismo
Espalhados pelo mundo, os judeus sofreram várias perseguições ao longo da história. No final do século XIX, na Europa Oriental, os judeus reagiram a uma onda de perseguição organizando o sionismo: movimento politico-cultural concebido pelo