Quixadá
Quixadá é um município brasileiro do estado do Ceará localizado na Mesorregião dos Sertões Cearenses. Uma de suas características mais marcantes são formações rochosas, os monólitos, nos mais diversos formatos que "quebram" a aparente monotonia da paisagem sertaneja.
Atrativos naturais
Lagoa dos Monólitos
A Lagoa dos Monólitos é o mais novo ponto turístico de Quixadá. É circulada por um Parque Ecológico com restaurantes, calçadão para ciclistas e pedestres, quadras poliesportivas, pistas para Off Road, Bike cross, Motocross e, futuramente, com um bondinho ligando suas margens à caverna de uma pedra que fica a seu lado. Nos finais de tarde, amantes dos esportes radicais, costumam reunir-se para acelerar suas motos, bicicletas e 4x4. O Parque fica no anel viário da CE-285 que liga Quixadá à Morada Nova.
Serra do Estevão
A uma altitude pouco superior a 400 metros, a Serra do Estevão é outro atrativo, considerada uma espécie de oásis na aridez do Sertão Central do Ceará. Coberta de uma exuberante vegetação e dominando vasta planície e um horizonte recortado de montanhas, proporciona uma paisagem realmente encantadora. No período de chuvas, cachoeiras e lagos proporcionam deliciosos banhos. Na Serra do Estevão, encontra-se a Pousada São José, antigo convento beneditino, onde passou a última noite o ex-presidente Castelo Branco que morreu no vôo de volta a Fortaleza.
Pedra do Cruzeiro
Quixadá é conhecido como curral de pedras por ser circulada por seus monólitos. A Pedra do Cruzeiro, por exemplo, é outro ponto turístico que fica no centro da cidade. Existem trilhas que levam até o seu topo onde se chega a um cruzeiro e a uma vista panorâmica de toda cidade.
Açude Cedro
O açude do Cedro é o mais antigo do Brasil. Sua construção foi iniciada por D. Pedro II em 1873 sendo inaugurado somente em 1906 pelo presidente Afonso Pena. O reservatório é tombado como patrimônio histórico da humanidade. Tem capacidade para 125.694.200 m3 com uma