Quinto mês de gestação - resumo
O segundo trimestre da gestação, é chamado também de “período do bem estar”. A barriga ainda não está grande o suficiente para poder limitá-la e você pode fazer, basicamente, tudo o que tem vontade. Em alguns momentos, pode aparecer pequenos problemas próprios de gravidez, como varizes, inchaços, dores lombares ou cãibras musculares.
O aumento da umidade vaginal continua como nos meses anteriores, sua pele começa a mudar e a surgir pigmentações, as dores nas costas se tornam constantes assim como a sensação de cansaço e de sonolência. O lado emocional da gestante continua sendo afetado.
A gestante pode adquirir quase meio quilo por semana durante o quinto mês de gestação. Descanso é recomendável sempre e possíveis problemas na gengiva poderão aparecer, mas nada que seja fora do normal.
Agora, cabelos finos cobrem o corpo do feto, forma- se o verniz caseoso que está disposto logo abaixo da pele, e a gordura marrom (uma fonte de energia para o recém nascido). Os dentes se desenvolvem e o coração bombeia o sangue pelas veias. A condução de substâncias nutritivas continua correndo pelo sangue materno por intermédio da placenta.
O bebê já está com 25cm, alcançou a metade do comprimento que terá no nascimento. É possível sentir os seus primeiros movimentos, na primeira vez, isso poderá ser sentido como um pequeno empurrão e, possivelmente não dá pra ter certeza que foi o bebê. Com o tempo e o crescimento os movimentos serão mais evidentes e outras pessoas também vão poder sentir os movimentos, através da pele da barriga, quando colocarem a mão sobre ela. A criança já pode ouvir, mas suas pálpebras ainda estão fechadas.