Quinhentismo e Modernismo
O que abriu espaço para novas descobertas assim como disse Jean Fernel: “A nossa época está a realizar coisas que a Antiguidade nem sequer sonhou” O que realmente foi feito com descobertas astronômicas e marítimas com destaque para a descoberta do “novo mundo” que é a base do Quinhentismo criando uma literatura de informação e catequização dos indígenas que já habitavam o Brasil.
Desde então inúmeros estilos literários se desenvolveram no Brasil e no mundo, o importante a ressaltar, é que desde então a busca por conhecimento nunca cessou, muito pelo contrário ela mostra resultados constantemente como na expansão das descobertas científicas, produções literárias, avanços na medicina, desenvolvimento tecnológico, pesquisas espaciais, intercâmbios culturais, mudanças políticas e econômicas entre outros.
Assim como o Renascimento prezava pela libertação religiosa hoje percebemos em nossa sociedade a luta por estados laicos que garantam direitos a todos independente de dogmas religiosos e até mesmo na primavera árabe nota-se a perseguição religiosa que se fosse contida acarretaria em uma resolução rápida. E há também o avanço constante da ciência e medicina dispensando antigas concepções religiosas.
Já o Quinhentismo tinha a característica da busca material e imposição cultural dos portugueses no Brasil, e hoje situações semelhantes estão presentes na disputa por petróleo que hoje é a chave para desenvolvimento da indústria e desenvolvimento de países como o Brasil, já na questão cultural há influências claras