Literatura Brasileira
la lectrice ("A leitora"), óleo de Jean-Honoré Fragonard, 1770–1772.
Escolas literárias
Escola Literária ou Movimento Literário é o nome dado a todos os acontecimentos históricos envolvendo a literatura desde a invenção da escrita até os dias atuais. Existiram várias escolas literárias e vamos ver cada uma delas separando-as por época e vendo cada movimento existente no Brasil e no mundo resumidamente com suas características e autores. Os movimentos literários fizeram revolução em todo o mundo e com suas cantigas, suas poesias e seus livros fascinaram milhares de pessoas.
Os movimentos são divididos da seguinte forma: Trovadorismo, Humanismo, Renascimento,Classicismo, Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo,Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Tendências Contemporâneas.
Trovadorismo
A religião, em Provença, desenvolvia-se em mosteiros, que foram verdadeiros centros de cultura artística. Tudo o que se produzia na Idade Média estava relacionado aos textos sagrados e ao cristianismo. A Igreja era o centro do poder naquela época e fica bem mais fácil a compreensão desse movimento assistindo o filme O Nome da Rosa. A Igreja só começa a perder sua força no movimento denominado Arcadismo que ocorreria muito tempo depois na segunda metade do século XVIII. O trovadorismo inicia no século V mas explode nos séculos XII e XIV com diversas cantigas e com poetas trovadores e principalmente quando ocorre a evolução da língua portuguesa que com a mesma força que tinham para amar e escrever diversas poesias, faziam diversas críticas.
Cantiga de amor
Eu lírico masculino. Ausência do paralelismo de par de estrofes e do leixa-pren. Predomínio das idéias. Assunto Principal: o sofrimento amoroso do eu-lírico perante uma mulher idealizada e distante. Amor cortês; convencionalismo amoroso. Ambientação aristocrática das cortes. Forte influência