Quimico
“Desde o primeiro capítulo deste livro, temos comprovado que a comunicação humana nunca é neutra. Não somos máquinas, e sim seres que inevitavelmente desenvolvem pontos de vista, intuições, antipatias e simpatias diante de cada tema sobre o qual falamos ou escrevemos.” (p. 199)
“Contudo, os propósitos de um jornal ou revista são bem diferentes dos de um periódico ou congresso acadêmico: jornais e revistas visam, em última instancia, ao lucro, portanto precisam conquistar o cliente para vender exemplares e assinaturas.” (p. 200)
“Os argumentos de consenso fundamentam-se em verdades supostamente universais, indiscutíveis.” (p.204)
“Mencionar exemplos do que se afirma é uma excelente estratégia de argumentação. (p. 205)
“A característica da falseabilidade distingue a ciência da superstição e da fé em geral, pois em geral, pois estas são absolutas, imutáveis. Os saberes científicos, ao contrário, precisam estar sempre abertos a questionamentos; uma proposição que se considere acabada e definitiva não é científica.” (p. 207)
“Recomenda-se que a pessoa escolha um tema com o qual tenha afinidade e de preferência, familiaridade. Se você estuda administração e trabalha em um hospital, por exemplo, seria uma boa ideia escolher a gestão hospitalar como tema de seu trabalho de conclusão de curso.” (p.212)
“Para ser útil, uma pesquisa deve ser capaz de oferecer algum subsídio (ainda que modesto) à melhoria de uma situação real.” (p. 213)
“A escolha do método de pesquisa depende de vários fatores, como a tradição da área, o recorte do tema e as possibilidades do pesquisador, em termos de tempo e recursos.” (p.214)
“O planejamento da pesquisa também conclui a definição sobre como os dados coletados serão analisados.” (p. 216)