quimico
Solubilidade.
Precisão e exatidão.
Padronização.
Titulação volumétrica.
Padrão primário.
Padrão secundário.
Reação de neutralização.
Objetivos
Este experimento teve por objetivo desenvolver técnicas de preparo de soluções a partir de solutos sólidos ou líquidos, como o procedimento de diluição; a realização de cálculos estequiométricos envolvendo o preparo de soluções e a determinação da concentração exata das soluções, através da titulação ácido-base.
Procedimento Experimental
Preparo de 100 mL de uma solução 0,5 mol.L(-¹) de hidróxido de sódio
Pesou-se a massa calculada de NaOH em um bécher de 100 mL. Em seguida adicionou-se cerca de 30,0 mL de água destilada e agitou-se a mistura com o auxílio de um bastão de vidro, até que o sólido fosse totalmente dissolvido. Observou-se que essa reação é exotérmica, pois libera calor. Aguardou-se até que a solução voltasse à temperatura ambiente e transferiu-se a mesma para um balão volumétrico de 100 mL. Enxaguou-se o bécher com água destilada três vezes e transferiu-se as águas de lavagem para o balão. Com o auxílio de um frasco lavador contendo água destilada, completou-se o balão ate que a parte inferior do menisco estivesse tangenciando a marca do balão. Então, tampou-se o balão e agitou-se para homogeneizar a solução. Transferiu-se a solução para um recipiente de polietileno rotulado com a fórmula da solução, a concentração, o laboratório no qual foi feita, o nome dos responsáveis e a data do preparo.
Preparo de 100 mL de uma solução de 0,5 mol.L(-¹) ácido clorídrico
Adicionou-se em um bécher aproximadamente de 20 a 30% a quantidade de água destilada a ser utilizada no preparo da solução e levou-se o mesmo para a capela.
Em seguida retirou-se o volume de ácido concentrado (37% p/p) necessário de seu frasco de origem, utilizando uma pipeta e um pipetador de borracha e depositou-se o mesmo no bécher com água.
Aguardou-se, então, que a solução retornasse a