Quimicas
E.E Ana Siqueira da Silva, Professora Rosane, 1°C.
Alunos: Caio Czank n° 06
Gabriela Oliveira n° 18 João Victor n° 21 Larissa Passos n° 24 Lucas Leme n° 27 Mayara Marquês n° 30
Propriedades gerais da matéria.
Propriedades gerais da matéria são aquelas comuns a todos os materiais, que toda a matéria apresenta, ou seja, características comuns entre todas as matérias. São oito as características: inércia, massa, extensão, impenetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, divisibilidade e descontinuidade.
Inércia: A matéria conserva seu estado de repouso ou de movimento, a menos que uma força aja sobre ela. Quanto maior for a massa de um corpo, mais difícil alterar seu movimento, e maior a inércia. A massa mede a inércia de um corpo.
Massa: É a quantidade de matéria que um corpo (fração da matéria) possui, há corpos com pouca matéria do que outras. A massa é a medida da inércia. Quanto maior a massa de um corpo, maior a sua inércia. Massa e peso são duas coisas diferentes. A massa de um corpo pode ser medida em uma balança. O peso é uma força medida pelos dinamômetros. Ela pode ser medida através do quilograma.
Extensão: Toda matéria ocupa um lugar no espaço. Todo corpo tem extensão. Ex: Seu corpo tem a extensão do espaço que você ocupa.
Impenetrabilidade: Duas porções de matéria não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo.
- Comprovando a impenetrabilidade da matéria: ponha água em um copo e marque o nível da água com esparadrapo. Em seguida, adicione três colheres de sal. Resultado: o nível da água subiu. Isto significa que duas porções de matéria (água e sal), não podem ocupar o mesmo lugar no espaço (interior do copo) ao mesmo tempo.
Compressibilidade: Quando a matéria está sofrendo a ação de uma força, seu volume diminui. É o caso do ar dentro da seringa: ele se comprime.
Elasticidade: A