pl-flphkdgh´jpjk

464 palavras 2 páginas
formação do solo

A formação do solo depende do lugar sobre o qual assenta o material original de que o próprio solo deriva,do clima e da topografia da área, dos organismos presentes no solo, do tempo geológico em que esse solose desenvolveu.
O desenvolvimento de camadas horizontais percetíveis na superfície da crosta terrestre e que sãoconstituídas por matérias orgânicas e minerais está condicionado ao desgaste ou alteração dos minerais.Este desgaste ou alteração é devido à decomposição biológica, aos agentes atmosféricos e a fatoresambientais.
As características de cada solo dependem do tipo de rochas que se desagregaram, originando solos, e doambiente no qual se desenvolveram. O solo hoje é estudado segundo a sua natureza física, as suaspropriedades químicas e biológicas, e a sua produtividade. Solo é um corpo de material inconsolidado, que recobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera. Os solos são constituídos de três fases: sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar).
É produto do intemperismo sobre um material de origem, cuja transformação se desenvolve em um determinado relevo, clima, bioma e ao longo de umtempo.
O solo, contudo, pode ser visto sobre diferentes óticas. Para um engenheiro agrônomo, através da edafo/pedologia, solo é a camada na qual pode-se desenvolver vida (vegetal e animal). Para um engenheiro civil, sob o ponto de vista da mecânica dos solos, solo é um corpo passível de ser escavado, sendo utilizado dessa forma como suporte para construções ou material de construção. Para um biólogo, através da ecologia e da pedologia, o solo infere sobre a ciclagem biogeoquímica dos nutrientes minerais e determina os diferentes ecossistemas e habitats dos seres vivos.

conservação do solo

Terraços para cultivo de arroz, na China
Conservação do solo, na agricultura ou pecuária , é o conjunto de práticas

Relacionados