Quimica
FRANCISCA GABRIELA JUCÁ DE MELO GABRIELAJUCADM@YAHOO.COM.BR LICENCIATURA EM QUÍMICA QUÍMICA GERAL I – PROFESSORA KEDNA
RESUMO Quando se pensa na distribuição eletrônica, pode ser complicado para explicar, e mais ainda para entender. Aplicar aula de fenômenos como, por exemplo, a distribuição de elétrons no átomo, pode ser uma tarefa difícil, más quando somamos imaginação e algo que facilite e desperte a atenção dos alunos torna-se uma missão prazerosa e ajuda a aula a ser mais dinâmica.
PALAVRA CHAVE: Distribuição eletrônica, diagrama de Linus Pauling.
INTRODUÇÃO Este trabalho foi elaborado, para auxiliar alunos e professores do ensino fundamental e médio, no intuito de ajudar nas aulas sobre distribuição eletrônica, explicação e o entendimento da tabela periódica e de algumas propriedades periódicas.
A DIFÍCIL TAREFA DE ENSINAR E ENTENDER FENÔMENOS QUE NÃO PODEMOS VER
É preocupante a quantidade de alunos que não assimilam o estudo da distribuição eletrônica com a tabela periódica. Muitos não sabem o motivo, de ter que aprender a fazer o diagrama de Linus Pauling, nem o que é nível de energia, subnivel mais energético e camada de valência. A energia não pode ser vista da mesma forma como enxergamos um prédio de apartamento. Por isso é difícil imaginar como um nível poderia estar dividido em subnivéis. Se a eletrosfera pudesse ser comparada a um prédio, os níveis de energia seriam os “andares” e os subnivéis os “apartamentos” do elétron. Com a problemática de passar este conhecimento adiante e considerando que a imaginação fluir, quando juntamos conhecimento teórico com a prática, elaborei este