Quimica
O nome científico é : panthera leo.
O leão é um mamífero, um felino muito forte que vive em África, na savana. Também há uma espécie de leão na Índia (Leão-da-Índia), mas está em vias de extinção.
Calcula-se que na Índia exista apenas cerca de 200 desses leões, portanto o "rei dos animais" vive quase só em África. A fêmea do leão é a leoa, cuja maior diferença está no facto de não ter juba. Por outro lado também é mais leve, o que a torna mais rápida do que o macho.
Tanto o leão como a leoa têm o pêlo curto, como qualquer felino, e neles a cor é castanho amarelado. O macho tem uma juba muito grande em volta do pescoço de um tom castanho avermelhado.
Tem o corpo musculado, longo, com extremidades relativamente curtas e cabeça grande. Em média pesa cerca de 250 kg e medem 2 metros de comprimento mais a cauda e 1 metro de altura.
Desloca-se com as patas, correndo ou andando.
O acasalamento pode se repetir 50 vezes durante 24 horas, tanto de dia como de noite. Já foi observado no jardim zoológico britânico Brian Bertram, uma fêmea acasalar de 15 em 15 minutos.
O ouriço-do-mar é um equinoderme, tal como as estrelas-do-mar e os pepinos-do-mar. Alimenta-se de outros invertebrados e de algas que raspa das rochas com os seus cinco dentes, localizados na superfície inferior do corpo. Estes dentes formam um bico e estão unidos num sistema de ossículos e músculos bastante complexo, denomidano Lanterna de Aristóteles. Não tem olhos mas o corpo está coberto por células sensíveis à luz. Assim que detecta luz, cobre-se com conchas, pequenas pedras e algas (!). O seu esqueleto duro e coberto de espinhos não é suficiente para os proteger de alguns caranguejos Europeus,