Quimica
Objetivo: Determinar a porcentagem (teor) de ácido acético no vinagre, realizando a titulação de um ácido fraco com uma base forte.
Introdução teórica:
O vinagre é o produto resultante da fermentação de certas bebidas alcoólicas, particularmente do vinho. Na fermentação do vinho, microorganismos da espécie Mycoderma aceti transformam o álcool etílico em ácido acético. Após a fermentação, o vinho fica com cerca de 4 a 5 % de ácido acético, recebendo então o nome de “vinagre” (“vinho azedo”). O teor de CH3COOH no vinagre é determinado volumetricamente titulando-se certa quantidade de vinagre com uma solução padrão de hidróxido de sódio. Usa-se uma solução de fenolftaleína como indicador, a fim de se ver o fim da reação.
Procedimento Experimental:
1. Pipete, com a técnica adequada, 2 mL de vinagre para um erlenmeyer de 125 mL.
2. A esse vinagre, adicione mais ou menos 30 mL de água e 5 a 10 gotas de fenolftaleína.
3. Carregue corretamente uma bureta de 50 mL com a solução de NaOH.
4. Gota a gota, acrescente essa solução de NaOH da bureta ao erlenmeyer, agitando-o constantemente, e feche a torneira da bureta logo que ocorrer a viragem do indicador. Anote o volume da solução de NaOH que foi gasto.
5. Repita essa operação (passos 1, 2, 3 e 4) e anote a medição do volume da solução de NaOH.
Observação: Não pode haver muita diferença entre V1 e V2. Se houver, faça uma terceira titulação e despreze o valor discrepante.
6. Calcule o volume médio de V1 e V2.
Cálculo do Teor Porcentual de Acidez no Vinagre
7. Os cálculos para a obtenção do teor de acidez do vinagre são fundamentados no fato de que, quando as substâncias reagem, o número de moles de cada reagente é igual ao número de moles dos outros participantes da reação. Se reagirem x moles de NaOH, também reagiu o mesmo número de moles de CH3COOH:
número de moles de NaOH = número de moles de CH3COOH
9. Calcule o número