Quimica
Além da evaporação, há outros processos físicos de desdobrar ou fracionar misturas. São conhecidos como processos de fracionamento de misturas.
Há vários desses processos. Eles variam conforme o tipo de mistura que se queira separar. Vejamos quais são eles
- Misturas Homogêneas entre Sólidos.
Catação:
Antes de cozinhar arroz, feijão, costuma “escolher” esses alimentos, separando pedrinhas e outros resíduos que possam estar misturados aos grãos.
Assim, esses elementos podem ser separados uns dos outros manualmente.
O processo de separação manual dos diferentes componentes (ou fases) que compõem uma mistura chama-se catação.
É um método empregado manualmente ou com o auxílio de uma pinça, na separação de sólidos de tamanhos visíveis. Exemplo: limpeza do feijão, do arroz antes de serem cozidos |
Levigação
Quando uma mistura se forma por substâncias sólidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma corrente de água para separá-las.
É o caso do ouro, que normalmente é encontrado junto a uma porção de terra ou areia. Para separar essas substâncias, tritura-se a mistura dentro de um recipiente próprio e passa-se uma corrente de água por ela. Aparte menos densa (a areia ou terra) é carregada pela água, enquanto a mais densa (o ouro) fica depositada no fundo.
Esse processo de separar os elementos mais densos dos menos densos utilizando água corrente é a levigação. |
Levigação
Flotação:
Há outra forma de separar sólidos de densidades diferentes usando água. Mas, nesse caso, não é usada água corrente.
Para separar uma mistura de areia e pó de serra, por exemplo, basta colocar a mistura numa vasilha e juntar água. A parte menos densa da mistura (o pó de serra) flutua, enquanto a parte mais, densa (a areia) fica no fundo da vasilha.
Esse processo é chamado flotação. A flotação é muitas vezes empregada na mineração, para separar os iminérios de suas impurezas. Nesse caso, procede-se da seguinte maneira: