Quimica
A Química Orgânica estuda os compostos que possuem carbono. Atualmente aproximadamente dez milhões são os compostos existentes, mas cerca de nove milhões são de compostos orgânicos.
Uma molécula orgânica complexa pode se quebrar, pois seus átomos adquirirem novas disposições, por um grande número de processos. Há também outros métodos para adicionarem a essa molécula mais átomos ou substituir seus átomos por outros átomos. A Química Orgânica resume-se em identificar essas reações, como elas se realizam e as suas possíveis aplicações na síntese de compostos.
A Química Orgânica é um estudo fundamental para a Biologia e para a Medicina. A Bioquímica estuda as moléculas e suas reações químicas, nos fundamentos da vida. Os processos biológicos análisados pela Química Orgânica, pois ao excluírem a água, os organismos vivos são formados principalmente pelos compostos orgânicos e as moléculas da Biologia Molecular são consideradas moléculas orgânicas.
HIDROCARBONETOS:
a) ALCANOS ou PARAFINAS: Da destilação do petróleo resultam misturas de parafinas, como éter do petróleo, a gasolina, o querosene, etc.
O metano e o etano fazem parte dos gases naturais que emanam de certos tipos de solo. O metano é encontrado em minas de carvão de pedra, onde forma, com o oxigênio do ar, uma mistura altamente explosiva, chamada gás grisu. Como se forma na putrefação anaeróbica da celulose, ocorre nos pântanos (gás dos pântanos), esgotos, intestinos de herbívoros, etc.
Os alcanos são importantes como combustíveis, fazendo parte do éter do petróleo (mistura de pentano e hexano), da gasolina (mistura composta principalmente por hexano, heptano e octano), do querosene (mistura de hidrocarbonetos com 10 a 16 átomos de carbono) e do gás de cozinha (mistura de propano e butano). As parafinas líquidas são usadas como solventes de graxas, vernizes, ceras, tintas, etc. As parafinas superiores (cadeias maiores) são usadas como óleos lubrificantes.
b) ALCENOS, ALQUENOS