Corrosão
INVESTIGAÇÃO SOBRE A CORROSÃO DO FERRO
Fernanda Almeida Lucchese
Gabriela Pin Marcante
Palhoça, 2013
INTRODUÇÃO
Difundido e aceito universalmente, pode-se definir corrosão como a deterioração de um material, geralmente metálico, por ação química ou eletroquímica do meio ambiente associada ou não a esforços mecânicos. Essa deterioração causada pela interação físico-químico entre o material e o meio, apresenta alterações prejudiciais e indesejáveis no material, tornando-o inadequado para o uso. No seu todo esse fenômeno assume uma importância transcendental na vida moderna, tendo em vista desde obras de pequeno porte à obras faraônicas, que por motivo de corrosão dos materiais que às compõe, podem vir à baixo e causar grandes tragédias.
OBJETIVO GERAL
Mostrar e comprovar o processo químico em questão, analisando sua importância e riscos no meio de trabalho da construção civil.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Definir a concentração hidrogeniônica em soluções com papel indicador; - Preparar uma solução Agar-Agar;
- Pesquisar em literaturas específicas de corrosão, sites da internet, entre outros, a teoria discutida nesse procedimento;
- Investigar e identificar condições que protegem o ferro da corrosão;
- Investigar e identificar condições que aceleram a corrosão do ferro;
MÉTODO E PROCEDIMENTO
1º Preparação de Agar-Agar- 200ml de água, no mínimo a 80ºC. Adicionar lentamente 2g de Agar-Agar, 6 gotas de fenoftaleína e 10 gotas de ferrocianeto de potássio.
2º