Quimica
Balão de fundo redondo
O balão de fundo redondo destina-se a destilações químicas e o seu uso é semelhante ao balão de fundo chato, porém menos apropriado aos aquecimentos sob refluxo. balão tritubulado comum yahoo
Esse balão também é chamado de balão de 3 bocas, que podem ser paralelas ou angulares.
Serve para se fazer algumas reações nele. Numa boca coloca-se o termômetro, na outra, a do meio, um condensador e através da outra adiciona-se reagentes. Normalmente é essa a utilidade.
No Condensador Friedrich geralmente um Balão de destilação é acoplado em cada bocal. O vapor gerado no primeiro balão circula na câmara maior e a água resfriada circula na serpentina. Ao entrar em contato com a superfície resfriada da serpentina, o vapor condensa e escorre pelas paredes internas, sendo coletado no segundo balão.
No Condensador Allihn a água, responsável pelo arrefecimento do sistema, circula externamente e o vapor internamente nas "bolhas", escorrendo e sendo recolhido na parte inferior. Nesse tipo de condensador a água deve ser injetada na parte inferior e recolhida na superior para que a câmara mantenha-se sempre cheia de líquido e torne o equipamento mais eficiente.
O funil separador, ou funil de separação, ou ainda ampola de decantação, é uma peça de vidraria de laboratório usada para separar líquidos imiscíveis de densidades diferentes[1].
Geralmente, um dos líquidos será a água e o outro, um solvente orgânico como o éter ou oclorofórmio. O funil, que possui uma forma de cone sobreposto por um semi-esfera, tem uma torneira na parte de baixo e um bocal na parte de cima.
Para usá-lo, os dois líquidos em uma mistura são vertidos dentro do funil através do bocal, com o registro fechado. O funil é então tampado, agitado, invertido e o registro é aberto cuidadosamente, para liberar a pressão em excesso, e deixado em descanso. Depois, o registro é aberto de forma a deixar que o líquido mais denso escoe para um