Alumínio
Ponto de fusão
Possui ponto de fusão de 660ºC(quando considerado puro) e comparando com o aço( ponto de fusão 1570ºC), ele tem ponto de fusão relativamente baixo. Ligas de alumínio, devido à presença de de outros metais, possuem, em geral ponto de fusão mais baixo que o alumínio puro.
Peso específico
A leveza é uma grande característica. Seu peso específico é cerca de 2,70 g/cm³, aproximadamente 35% do peso do aço e 30% do peso do cobre. Por isso que grande parte da indústria aeronáutica e transportes adotam esse tipo de material em suas obras.
Características mecânicas
O alumínio puro tem uma resistência à tração de aproximadamente 90 MPa. Aumentos maiores em sua resistência podem ser pela aplicação de partículas de outros metais como elementos de liga,tais como: silício, cromo, zinco, ferro etc. O alumínio e suas liga perdem grande capacidade de suportar a tração, quando exposto a elevadas temperaturas, embora algumas ligas conservem boa resistência em temperaturas em torno de 220ºC.
Em temperaturas abaixo d e zero, entretanto, sua resistência aumenta sem perder a ductibilidade e a tenacidade, tanto que o alumínio é um metal particularmente utilizado em aplicações a baixas temperaturas.
Resistência à corrosão
Quando o alumínio líquido é exposto a atmosfera, forma-se imediatadamente uma fina e invisível camada de óxido, a qual protege o metal de posteriores oxidações. Essa característica da um alta resistência ao alumínio.
Mas se exposto em determinadas substâncias corrosivas, isso não mas acontece.
O alumínio é altamente resistente ao tempo, mesmo em atmosferas industriais, que frequentemente corroem outros metais. Também , é válido para os ácidos.
Algumas ligas são menos resistentes do que outras na corrosão, particularmente certas ligas de elevada resistência mecânica. Com a devida proteção do alumínio, revestindo-o com uma fina camada de alumínio puro ou