Quimica
Análise critica
Com a aula pratica de corrosão no laboratório, observei que a corrosão encontra-se desde em produtos metálicos, até na superfície de nossas peles.
Pude observar, em 8 tubos de ensaios, a corrosão que ocorre em diversos metais, que ocorreram em meios ácidos, meios básicos (Ph>11) e também devidos aos cloretos. Com o indicador ácido-base, denominado fenolftaleína, podemos identificar em que meio se encontrava as soluções, quando azul, ácidas e quando rosa, básicas.
A corrosão por algumas vezes tem suas vantagens, tal como acontece com o alumínio das panelas que, ao reagir com o oxigênio, o alumínio oxida, e forma-se então uma camada protetora de oxido de alumínio, porém, as panelas perdem o brilho.
Por outro lado a corrosão é desvantajosa, como ocorre nas construções onde usam-se vigas de ferro. O ferro se não for bem protegido reage também com oxigênio, formando FeO e comprometendo toda a estrutura devido a corrosão. A proteção do ferro pode ser feita a partir da pintura, um polímero, que não deixa que o oxigênio atinja o ferro (é importante que a tinta tenha a capacidade de proteger-se ao máximo contra os raios ultravioletas), ou cobrir o ferro com um material menos nobre que ele, tais como: zinco e magnésio.
A pilha quando formada, também é responsável pela corrosão. Em áreas de diferentes tensões forma-se a pilha. Em regiões de maiores tensões, (por exemplo uma soldagem mal feita do aço, )formam regiões tensionadas que funcionam como um pequenas áreas anódicas em relação a grandes áreas catódicas originando alta densidade de corrente então, a corrosão. “uma corrente de apenas 1 ampère, durante um ano, pode consumir aproximadamente 9 kg de aço.” Vicente Gentil
Os gastos com a corrosão são notáveis, desde com a degradação de monumentos históricos, até bens não duráveis, como os carros. Por isso o estudo e o entendimento da corrosão tornam-se extremamente importante para que se possam criar produtos e evitar o