Quimica
TABELA PERIÓDICA COMENTADA
Fonte: www.geocities.com
1. INTRODUÇÃO
À medida que os cientistas foram desenvolvendo os seus trabalhos e descobrindo novos elementos químicos, foram sentindo necessidade de organizar esses elementos de acordo com as suas características ou propriedades químicas.
A seguir um breve histórico das tentativas de organização desses elementos até chegarmos à classificação atual.
1790
Lavoisier publicou o seu “Traité Élementaire de Chimie”. Lavoisier organizou neste trabalho substâncias que tinham comportamento químico semelhante.
1817
O químico alemão Johann Wolfgang Döbereiner organizou elementos com propriedades semelhantes em grupo de três, denominados tríades.
1862
A. Beguyer de Chancourtois colocou os elementos em forma de uma linha espiralada ao redor de um cilindro usando como critério a ordem crescente de massas atômicas. Nessas linhas elementos químicos com características semelhantes ficavam sobre uma mesma linha vertical. Essa classificação foi conhecida como parafuso telúrico e foi válida para elementos como número atômico inferior a 40.
1866
John Newlands, músico e cientista, organizou os elementos em sete grupos de sete elementos, em ordem crescente das suas massas atômicas, de tal modo que as propriedades químicas se repetiam a cada 8 elementos. As propriedades químicas do oitavo elemento eram semelhantes às propriedades do primeiro (lei das oitavas)
A classificação de Newlands não foi aceita, porém deu um valioso passo na medida em que estabelecia uma relação entre as propriedades dos elementos e as suas massas atômicas, além de demonstrar que essas propriedades se repetiam em intervalos regulares.
1869
Lothar Meyer, na Alemanha, apresentou um gráfico mostrando que os volumes atômicos variam com suas respectivas massas atômicas. Elementos com mesmo comportamento químico ocupavam, na curva, posições semelhantes.
Em 1871 originou-se a tabela de Mendeleyev
Dimitri