quimica
As reações de oxirredução (reações redox) são reações que ocorrem quando há transferência de elétrons entre os compostos envolvidos. Para que esta aconteça é necessário que uma das substâncias “ceda” elétrons, se oxidando, enquanto a outra “receberá” estes, se reduzindo.
Em uma reação redox, o composto que perderá elétrons é denominado agente redutor, uma vez que proporciona a diminuição do nox do outro, já o agente oxidante é o que ocasiona o aumento do nox do primeiro composto.
Entendemos por número de oxidação (NOX), a carga que um átomo adquire quando participa de uma ligação e nos ajuda a entender como os elétrons estão distribuídos entre as espécies que participam de uma molécula de um composto iônico.
As reações de oxirredução são classificadas em dois tipos: espontâneas e não espontâneas. As primeiras ocorrem naturalmente, enquanto as segundas necessitam de uma energia de ativação para que possam ocorrer.
Entre metais, as reações de oxirredução são muito frequentes, sendo essenciais para a indústria, confecções de joias, metabolismo, entre outros. As reações de oxidação-redução podem ser vistas de uma maneira análoga para as reações ácido-base. (PELLER, 2004).
Oxidação é uma palavra que significa originalmente combinação com o oxigênio gasoso; mais tarde, o termo foi ampliado para alguma reação na qual uma substância ou espécie perde elétrons.
Quando uma substância é oxidada, o numero de oxidação de pelo menos um dos seus átomos aumenta (torna-se mais positivo), são perdidos elétrons. Do mesmo modo, quando uma substância é reduzida, o número de oxidação de pelo menos um dos seus átomos diminui (torna-se mais negativo), pois elétrons são ganhos.
Em alguma reação redox, a substância que ganha elétrons é chamada de agente oxidante, e aquela que perde elétrons, agente redutor. “Elétrons são sempre transferidos do agente redutor para o agente oxidante, portanto uma oxidação vem sempre acompanhada de uma redução. (Alguma coisa não