quimica
CURSO: DE QUÍMICA
POLO: BOM JESUS
DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSORA: SAMARA PATRÍCIA
ALUNA:JAQUELINE DELFINO DE AMORIM LIMA
1. Elabore uma crítica ao campo do conhecimento filosófico brasileiro, enfatizando sua originalidade e compatibilidade com a realidade cultural nacional.
Se a tradição filosófica é brasileira, porque acompanhar os modos de pensar instituídos na cultura européia? Porque o processo de civilização é resultado da atuação estrangeira em nosso país. Como um fato histórico, a realidade cultural brasileira ou que se tornou brasileira, origina-se da transposição do modelo socioeconômico, político e cultural vivenciado no renascimento português.
2. Analise a contribuição do conhecimento filosófico na construção do processo educativo, tanto enquanto uma proposta mais ampla,quanto uma proposta singular de sala de aula.
Uma educação alicerçada na filosofia provoca mudanças de comportamento, contribui para a elevação da auto-estima; leva à comunidade escolar a ação-reflexão-ação. O conhecimento filosófico pressupõe diálogo investigativo como propõe o Centro de Filosofia para Crianças (CFC); educação para o pensar, com objetivo que a criança torne-se um ser crítico, criativo, sensível ao contexto em que vive. Percebe-se então, que a filosofia é a base para preparar o educando ao exercício da cidadania, no qual se reforça a importância de respeito a regras e de valores previamente estabelecidos e necessários para a vida em sociedade.
3. Caracterize a orientação filosófica presente nos processos educativos que vivenciou, considerando a diversidade de abordagens de teorias filosóficas estudadas.
A educação brasileira em suas orientações filosófica e política, proporciona uma formação que objetiva a autonomia intelectual do educando, situando a questão em uma perspectiva histórica.
4. Explique a interferência da ideologia nas propostas educativas,dentro de uma perspectiva histórica.
Com a concepção