Quimica
Conhecer os materiais, os equipamentos e técnicas de medidas de volume utilizados em laboratório de química.
Introdução teórica
Nos trabalhos de laboratório, as medidas de volume aproximadas são efetuadas exclusivamente em provetas graduadas e de um modo mais grosseiro, em buretas em escala. As medidas volumétricas de precisão, são realizadas utilizando aparelhos volumétricos precisos (balão volumétrico, pipetas volumétricas e graduadas e buretas). A prática de análise volumétrica requer a medida de volumes líquidos com elevada precisão.
Parte Experimental
• Materiais e Reagentes Béquer Erlemmayer Proveta Bureta Pipeta Graduada Pipeta Volumétrica Balão Volumétricos Tubo de Ensaio Pipetador Pisseta Kitassato Funil de Buchner Procedimento Experimental 1. Medir 60 ml de água no béquer e transferir para a proveta. Observe e anote. 2. Medir 75 ml de água no erlemmayer e transferir para a proveta. 3. Encher a bureta com água e acertar o menisco. Transferir o volume para um béquer e em seguida para a proveta. Observe e anote. 4. Pipetar 25 ml de água usando a pipeta volumétrica e transferir para a proveta. 5. Usando a pipeta graduada transferir para os tubos de ensaio 1,0ml;2,0ml;5,8ml;3,4ml;2,7ml.
•
Resultados e Discussões
No procedimento experimental (1), resultou em uma diferença de 10 ml do béquer para a proveta, a proveta assim ficando com 50 ml dos 60 medidos no béquer; No procedimento experimental (2), no erlemmayer demonstrava o volume de 75 ml, e na proveta resultou numa diferença de 3 ml, ou seja na proveta resultou 72 ml; No procedimento experimental (3), em uma bureta de 50 ml,a completamos com água nela medindo 50 ml. Ao transferir para o béquer estava mostrando que havia 60 ml de água. E por fim, ao transferir para a proveta resultou também em 50 ml de água; No procedimento experimental (4), houve uma pequena diferença de 2 ml a mais do balão volumétrica que media 25 ml; No procedimento experimental (5), de acordo com as medidas