QUIMICA
QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL
BACHARELADO EM ENGENHARIA QUÍMICA
FRANCYELLE CAROLINE HOTT
MONIQUE PROENÇA TORCATO
MAYARA CRISTINA OSTWAL
THAIS CRISTINA DE SOUZA
Produto de Solubilidade (Kps)
PONTA GROSSA
2013
FRANYELLE CAROLINE HOTT
MONIQUE PROENÇA TORCATO
MAYARA CRISTINA OSTWAL
THAIS CRISTINA DE SOUZA
Produto de Solubilidade (Kps)
Atividade apresentada como requisito parcial à disciplina de Química Analítica Qualitativa, do curso de Bacharelado em Engenharia Química, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
PONTA GROSSA
2013
1. INTRODUÇÃO
O produto de solubilidade (Kps) é o produto das concentrações (em mol/L) dos íons existentes em uma solução saturada, estando cada concentração elevada ao coeficiente do íon na equação de dissociação iônica. Quando se agita um eletrólito pouco solúvel (BA) em água até resultar uma solução saturada, se estabelece um equilíbrio entre a fase sólida e os respectivos íons em solução.
Para uma situação de temperatura fixa, a constante de equilíbrio é dada por:
Como a atividade de um sólido é por convenção igual à unidade (αBA=1), tem-se que:
Onde KPS é a constante do produto de solubilidade termodinâmico. Para um eletrólito pouco solúvel do tipo BxAy, o equilíbrio entre a fase sólida e os íons na solução saturada é dado por:
A expressão do produto de solubilidade será, então:
De acordo com esta expressão, em uma solução de um eletrólito em equilíbrio com a fase sólida, o produto das atividades das espécies iônicas, elevadas às potências apropriadas conforme a equação estequiométrica é uma constante para uma determinada temperatura, independentemente da força iônica da solução. Tomando a atividade de cada espécie iônica como igual ao produto da concentração molar e do coeficiente de atividade respectivo, obtém-se a seguinte expressão:
Quando o