quimica
Conceitos iniciais de eletroquímica e de óxido-redução
A presença do oxigênio na atmosfera terrestre é responsável pelo caráter oxidante do nosso ambiente, um claro exemplo, são os metais expostos ao ar livre: após determinado período, percebemos que o mesmo vai "enferrujando". Este fenômeno, ocorre justamente devido a presença de água e oxigênio no ar. Na verdade, esse processo espontâneo pode ocorrer com qualquer metal, com maior ou menor rapidez e é chamado de oxidação.
Aliás, a palavra oxidação é primitivamente utilizada para caracterizar as reações em que o oxigênio se combinava com outras substâncias. Em contrapartida, o termo redução era utilizado para caracterizar as reações nas quais o oxigênio era separado dessas combinações.
Atualmente, o conceito de oxidação e redução estende-se a outras reações químicas e não somente àquelas nas quais acontecem inclusão e exclusão e perda e ganho de elétrons.
Processos redox
A reação redox, ou processo de redução-oxidação, são as reações de transferência de elétrons, alguns modelos claros são os processos que envolvem água/ ferro/ oxigênio, onde espécies são oxidadas e espécies são reduzidas. Para que aconteça um processo redox, deve haver no sistema uma espécie que ceda elétrons e outra que receba-os.
O Redutor é a espécie que cede elétrons;
O Oxidante é a espécie que recebe os elétrons.
Como classificar, atualmente, uma reação como de redução e oxidação ?
Pensando nessa questão, foi criado o conceito de Número de Oxidação (Nox). Afirmamos que uma espécie sofre redução quando seu Nox é reduzido algébricamente, e que uma espécie sofre oxidação quando seu Nox é aumentado algebricamente.
Porém, para percebermos e determinarmos tais afirmativas devemos aprender como determinar o Nox de cada elemento envolvido no processo, para verificar se está ocorrendo oxidação e redução
Importante: Devemos frisar que esses processos são concomitantes, ou seja, nunca ocorre apenas oxidação ou apenas