Quimica
O principio necessário para existir equilíbrio químico em uma solução é a reversibilidade da reação envolvida. Isto é, a reação ocorre tanto no seu sentido direto como no reverso.
De acordo com BROWN (2005), a condição na qual as concentrações de todos os reagentes e produtos em um sistema fechado param de variar com o tempo é chamada equilíbrio químico, onde as reações opostas acontecem a velocidades iguais, pois a velocidade na qual os produtos são formados a partir dos reagentes é igual á velocidade na qual os reagentes são formados a partir de produtos.
Os equilíbrios químicos explicam grande número de fenômenos naturais e tem papéis importante em muitos processos industriais. Muitas reações químicas não se completam, mas, em vez disso aproximam-se de um estado de equilíbrio do qual tanto os reagentes quanto produtos estão presentes. Assim, depois de certo período de tempo, essas reações parecem “parar”, levando a uma mistura de reagentes e produtos. (BROWN, 2005).
Segundo Brønsted- Lowry, os ácidos são espécies que têm tendência a perder um próton e as bases são espécies que têm tendências a receber um próton. Como o próton livre não pode existir em solução em concentração razoáveis, a reação não ocorre a não ser que se adicione uma base que aceite o próton , tendo a equação : A₁+ B₂ ⇌ A₂+ B₁, esses pares são chamados de “pares de ácido e base conjulgadas”. Esta é a expressão mais importante para as reações que envolvem ácidos e bases porque ela representa a transferência de um próton de A₁ para B₂ ou A₂ para B₁. Quanto mais forte for o ácido A₁ e mais fraco o ácido A₂, mais completa será a reação. O ácido mais forte perde seu próton mais