Quimica
Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias puras, elas podem ser simples ou compostas, dependendo das proporções nas misturas por processos químicos, à mesma é classificada em duas formas, homogênea e heterogênea, a mistura homogênea é chamada de solução, podendo ser nos três estados físico: solido, liquido e gasoso, já a heterogênea são substâncias insolúveis entre si, podendo ser identificadas visualmente, após o processo de união, um bom exemplo é a água e o olho, pois apesar de mistura-los, os mesmo não se dissolvem. A solução é formada por dois componentes, soluto e solvente, o soluto é a substancia de menor quantidade na solução, já o solvente está em maior quantidade e tem como característica permanecer na mesma fase quando a solução é formada.
A composição da solução é expressa especificando as concentrações. Concentração significa quando um soluto está presente em um volume ou massa. O Processo que permite determina a concentração de uma solução é chamada de “Padronização”, ela é realizada através de um procedimento conhecido como titulação, sendo o reagente de contração conhecida é chamada de titulante e a substância conhecida como titulada. O biftalato é um padrão primário, onde o mesmo é utilizado para normalização de NaOH, sendo resfriado à temperatura ambiente, eliminando CO2 dissolvido e diluído em água fervida.
2. OBJETIVOS
Preparar soluções.
Verificar a concentração real das soluções preparadas.
Preparar soluções diluídas a partir de soluções concentradas.
3. Material
Regentes
NaOH
HCl
Biftalato de Potássio
Fenolftaleína
H2O
Vidrarias
Balão volumétrico
Béquer
Erlenmeyer
Bureta
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.
4.
4.1. Preparação de NaOH 1M e 0,1M Colocou-se uma pastilha de NAOH sobre um pedaço de papel e reservou-se para a observação durante o período da prática. A partir de um calculo feito no pré-laboratório, pesou-se a quantidade adequada de NaOH