quimica
QUÍMICA X
TITULAÇAO ÁCIDO-BASE
RIO
2012
TITULAÇAO ÁCIDO-BASE
Relatório da aula prática realizada em 06/12/2012
I- Fundamentação Teórica
Segundo o conceito de Bronsted – Lowry, ácidos são substâncias capazes de doar um ou mais prótons (H+) em uma reação química, e bases são substâncias capazes de aceitar um ou mais prótons (BARBOSA, 2006).
Um indicador ácido – base é um corante, solúvel em água, cuja cor depende do pH do meio. A mudança rápida de pH que ocorre no ponto estequiométrico de uma titulação é, portanto, sinalizada por uma mudança instantânea da cor do corante, em resposta ao pH. Esse tipo de indicador muda de cor com a variação do pH porque ele é um ácido fraco que tem uma cor na forma de ácido e outra na forma de base conjugada. No processo, um próton muda a estrutura da molécula HIn (onde In é o indicador) e faz com que a absorção de luz seja diferente na forma HIn e na forma In-. Quando a concentração de HIn é muito maior do que a de In-, a solução tem a cor na forma ácida do indicador. Quando a concentração de In- é muito maior do que a de HIn a solução tem a cor da forma básica do indicador. O ponto final da titulação ocorre quando as concentrações das formas ácida e básica, do indicador, são iguais: [HIn] = [In-] (HARRIS, 2005).
Um dos objetivos das reações ácido-base é verificação da concentração de um ácido (ou base) de concentração desconhecida pela reação de neutralização de uma base (ou ácido), de concentração conhecida.
Em nosso experimento procuramos encontrar a concentração de uma solução de NaOH, que nesse caso é a base já que a concentração de H2SO4 já era conhecida.
O experimento foi realizado a partir da técnica conhecida como titulação, que é uma forma de determinar quantitativamente um componente de uma mistura, através de sua reação com uma solução de concentração conhecida. A amostra, cuja