quimica
ESTUDO DAS FÓRMULAS QUÍMICAS E DAS INTERAÇÕES INTERMOLECULARES
ARTIGO 1: O significado das fórmulas químicas
1) Qual é a principal diferença entre o conceito de elemento químico da visão aristotélica e da visão de John Dalton? Qual a definição que prevalece nos dias de hoje? Transcreva a definição aceita atualmente pela comunidade científica.
2) Qual foi a primeira ideia associada à fórmula química, segundo a proposição de Berzelius? Qual a novo significado atribuído às fórmulas químicas a partir da segunda metade do século XIX? Transcreva a definição aceita atualmente pela comunidade científica.
3) O que a fórmula H2O representa? Quais informações ela revela? Descreva algumas dessas informações tomando como exemplo a substância água.
4) Podemos afirmar que H2O é o mesmo que a substância água, isto é, H2O é a materialização da substância água?
5) Partindo dos conhecimentos adquiridos com a leitura do artigo, em termos da diferença entre a representação da fórmula química e a substância química em si, relate sobre a importância em se fazer uso dos índices referentes aos estados físicos das substâncias, nas fórmulas químicas.
ARTIGO 2: Interações intermoleculares
1) Qual é a origem das forças intermoleculares? Como elas são classificadas em termos da distância entre as moléculas interagentes?
2) O que é complexo intermolecular? Explique como ele é formado e as energias envolvidas no processo.
3) O que são interações iônicas? Explique como a contribuição eletrostática para a energia intermolecular varia com a distância de separação intermolecular.
4) O que são interações do tipo dipolo-dipolo? Quais as condições para que as moléculas exibam interações do tipo dipolo-dipolo? Explique sua resposta fazendo uso do conceito de eletronegatividade.
5) O que são interações do tipo dipolo-permanente-dipolo-induzido? Qual a relação entre a formação de dipolos instantâneos e o conceito de polarizabilidade?
6) O que são