Quimica
Observar a ação desidratante do ácido sulfúrico.
Introdução
Hoje iremos mostrar o que existe dentro do açúcar, para isso, usaremos uma substancia muito perigosa e corrosiva, o ácido sulfúrico.
Uma das características marcantes do ácido sulfúrico (em especial o concentrado) é o seu grande caráter higroscópico(afinidade por agua).Devido a isso há uma experiência que mostra que a matéria orgânica é composta por carbono e que revela a constituição dos carboidratos.A experiência consiste em adicionar ácido sulfúrico concentrado ao açúcar ,de preferência o tipo 'cristal'.Após a mistura ocorrera uma reação bastante característica ,na qual haverá a desidratação do açúcar .Essa reação desidrata o açúcar pela ação higroscópica do ácido sulfúrico concentrado e evidencia a constituição dos carboidratos.
Materiais e reagentes
Béquer pequeno
Vareta
Ácido sulfúrico
Açúcar
Procedimento experimental
1- Num béquer, colocar açúcar até metade da sua capacidade.
2- Adicionar ácido sulfúrico concentrado ao açúcar até o cobrir. (MUITO CUIDADO).
3- Com a ajuda de uma vareta, misturar bem o ácido com o açúcar. Após 2 minutos, a mistura muda de cor, para preto, e expande-se para fora do béquer, acompanhado de aumento de temperatura, libertação de óxidos de enxofre e vapor de água e um cheiro intenso a açúcar queimado.
Resultado
No final da reação, obtém-se carbono solido, o qual pode ser claramente identificado pela formação de uma estrutura volumosa de cor negra que sai do local onde havia antes a mistura do ácido sulfúrico e açúcar.
Conclusão
A sacarose é constituída por carbono, hidrogênio e oxigênio, sua fórmula molecular é C12H22O11. O ácido sulfúrico concentrado retira Hidrogênio e Oxigênio na forma de H2O, resta então somente o Carbono na forma de carvão.
Equação do processo:
C12H22O11 = C12 (H2O)11
C12(H2O)11 + H2SO4 (conc.) → 12C + H2SO4 + 11H2O Carvão
O Carbono escondido no Açúcar